Conselho Diretor da FAT/Urcamp muda resultado de eleição
Foto: Sinpro-RS (Regional Bagé)
Foto: Sinpro-RS (Regional Bagé)
Depois de quatro horas e meia de reunião, em decisão controversa, na noite desta segunda-feira, 12, o Conselho Diretor da Fundação Áttila Taborda (FAT), fundação da qual faz parte o Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), reverteu o resultado da eleição para a reitoria, que havia sido homologado no último dia 5 pela comissão eleitoral.
Por 10 votos a 3, os conselheiros acataram o recurso da Chapa 2 e concederam o quarto mandato consecutivo a Lia Quintana, atual reitora e presidente da FAT. O professor Derli Siqueira será o vice-reitor.
O recurso pediu a revisão da fórmula de cálculos da votação e a vitória da Chapa 2, o que foi acatado pelo conselho. Com a fórmula de cálculo apresentado pela Chapa 2 em seu recurso, diminui a a importância dos votos dos alunos, que davam vantagem à Chapa 1.
No último dia 5, a comissão eleitoral homologou a Chapa 1 como vencedora, então com o professor Antônio Evanhoé Ferreira de Souza Sobrinho para reitor e, para vice-reitor, Guilherme Cassão Marques Bragança.
“Infelizmente, o conselho tinha maioria dela (Lia) e passou por cima do estatuto da Urcamp e da FAT, da legislação maior da nossa instituição e, por maioria de votos, declarou a Chapa vencedora”, declarou Guilherme Cassão. A Chapa 1 irá recorrer da decisão, informa Guilherme que disse ter sido ameaçado fisicamente por um dos participantes da reunião.
De acordo com Gabriel Feijó, um dos conselheiros que votou contra o recurso, o estatuto é claro no que refere à fórmula de votação. “Neste sentido não há como entender a decisão dos demais conselheiros”.
Estudantes farão protesto no Campus Central em Bagé, nesta terça-feira, 13, às 19 horas.
O Extra Classe tentou contato com a reitora Lia Quintana após o resultado da reunião, mas não obteve sucesso.
O recurso
O recurso da Chapa 2 pediu a suspensão dos efeitos do resultado da eleição enquanto o mérito é julgado.
O recurso invoca o Estatuto da FAT/Urcamp, questiona a validade da contagem, apresenta tabelas e cálculos pelos quais sairia vencedora do pleito, solicita à FAT que faça um exame detalhado da contabilização dos votos e, por fim, conclame a Chapa 2 como vencedora do processo eleitoral. O documento foi assinado pelos candidatos no dia 8 de setembro.
Leia também:
Urcamp aguarda desempate na eleição para a reitoria
Eleições na Urcamp: oposição questiona o voto eletrônico
Polêmicas marcam as eleições para a Reitoria da Urcamp