Concerto de Natal da Orquestra Lux Sonora acontece nesta sexta-feira
Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação
A Orquestra Lux Sonora apresentará grandes clássicos natalinos, que vão de célebres arranjos do período barroco até canções populares adaptadas para a formação instrumental da Orquestra.
O espetáculo irá acontecer no palco do Projeto Ecarta Musical, na Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943), nesta sexta-feira, dia 8, às 19h. Os ingressos podem ser adquiridos através do Sympla por R$ 20,00.
Com arranjos de Jean Lopes e Elizander Dutra, o concerto conta com direção artística de Rafael Marques e a participação dos instrumentistas Bruno Santos (Flauta Doce), Leticia Piasentín (Flauta Doce), Elizander Dutra (Fagote), Priscila de Souza (Viola), Rafael Marques (Flauta Transversa), Luis Guerin (Violino), Jean Lopes (Violão), além de solos vocais de Cuca Medina e Raquel Flores.
Após o grupo ser contemplado com cinco troféus na categoria Erudito do Prêmio Açorianos de Música 2023, a Orquestra de Natal encerra a temporada de uma série de 20 apresentações no ano, entre concertos didáticos em escolas e concertos comunitários em grandes salas em Porto Alegre e interior do estado.
Sobre a Lux Sonora:
O Lux Sonora foi criado em 2016 com a proposta de resgatar o repertório de câmara dos séculos XVI a XVIII. Tem como objetivo descentralizar e ampliar o acesso à música de concerto, levando a diferentes palcos uma reflexão sobre os aspectos atemporais que permeiam a música do período barroco.
A Orquestra utiliza instrumentação moderna para a performance, tendo a música acima de qualquer paradigma.
Desde sua origem, o grupo teve diferentes formações instrumentais, e hoje atua de forma independente, produzindo concertos, realizando e publicando pesquisas online a respeito do repertório e participando de outros projetos.
Em 2021, a Orquestra ganhou o prêmio Açorianos de Música na categoria especial Melhor live com o espetáculo Il Gioco dell’ Amore .
Nicoly Owicki é estagiária de jornalismo. Matéria elaborada com supervisão de Valéria Ochôa.