CULTURA

Ilustradora cria personagem para contar como enfrentou bullying na escola

A ilustradora franco-brasileira Christine Gerbauld conta que transformou em livro sua história de superação da violência na escola: “meu espaço de cura foi desenhar”
Por Gilson Camargo / Publicado em 23 de outubro de 2023
Ilustradora cria personagem para contar como enfrentou bullying na escola

Foto: Letícia Remião/ Divulgação

Christine conta que espalhava seus desenhos pela escola para denunciar situações de violência, com personagens que viraram monografia no curso de artes

Foto: Letícia Remião/ Divulgação

O livro Crica & Kiki (Uma história real), da ilustradora e cartunista franco-brasileira Christine Gerbauld e da poetisa Claudia Schroeder será lançado pela Cinco Gatas Editora nesta quarta-feira, 25, das 18h às 20h, no Dado Food Hall do Bourbon Country, em Porto Alegre.

Na historinha, a dura jornada de Crica, personagem que segundo a desenhista é uma espécie de alter ego dela própria, e que sofre bullying dos coleguinhas no seu dia a dia

“Na escola eu sofria muito bullying. Era tímida e também enfrentava problemas de crescimento, pois aos 15 anos tinha corpo de 9. Foram muitas agressões. Situações pesadas, ruins. Meu espaço de cura foi desenhar. Em 1995, criei a Crica, meu alter ego, minha ‘pessoinha’. Podia fazer ela viver milhares de coisas e comecei a aprender, com ela, a rir das coisas. Quando comecei a rir de verdade a vida se tornou muito mais leve e comecei a melhorar da minha quase depressão”, ressalta Christine.

A personagem, que a autora chama de “entidade”, ganhou “vida própria” e mudou a realidade da escola. Ilustradora conta que passou a pendurar seus desenhos e cartuns nas paredes da escola sem revelar a autoria.  “As pessoas chegavam pela manhã e perguntavam: ‘que cartum é esse? Gostei’. E pediam mais desenhos. Larguei a vida da cartunista misteriosa e me revelei e foi muito bom”, relembra Christine.

Para aprofundar o conhecimento nas artes do desenho, ela foi estudar na França e decidiu que seu projeto de encerramento de curso de artes seria justamente os personagens que acabaram ganhando vida no livro. O trabalho de conclusão recebeu menção honrosa do Ministério da Cultura Francês.

Em 2019, a artista desarquivou a jornada de Crica, que ganhou a companhia da cachorra Kiki, da gatinha Kitty e da aranha Filó, personagens que ocuparam divertidamente um canal no Instagram. “Comecei a postar os desenhos lá e tudo foi crescendo. Um carinho muito grande dos seguidores”, relata ela, dizendo que isso a motivou a criar o livro: “um suporte para falar com as crianças”.

Ela diz que seu primeiro e grande objetivo é combater o bullying. “Então, ilustrei um livro para explicar como a Crica nasceu e como ela aprendeu a viver, a rir e como encontrou amigos”. Para ela, a “leveza” que emana do desenho “pode mudar profundamente a vida de uma pessoa.”

Ilustradora cria personagem para contar como enfrentou bullying na escola

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Serviço

Lançamento e sessão de autógrafos do livro Crica & Kiki (Uma história real), da ilustradora Christine Gerbauld, com textos de Claudia Schroeder pela Cinco Gatas Editora
Dia 25 de outubro, quarta-feira, das 18h às 20h
Dado Food Hall, no Bourbon Shopping Country (Av. Túlio de Rose, 80 – Passo d’Areia), em Porto Alegre.

Comentários