Sala Potência recebe exposição inédita de Valéria Barcellos
Foto: Valéria Barcellos/Reprodução
A multiartista Valéria Barcellos propõe um debate sobre a relação da sociedade com a corporeidade de pessoas trans e negras. Com o título Corpo em Promoção, a exposição traz um conjunto de autorretratos da própria artista, além de outros elementos expositivos.
O trabalho integra a pesquisa artística que vem sendo realizada há um ano e meio a partir da própria vivência de Valéria. A exposição inclui a tríade: exposição/intervenção urbana/performance na perspectiva de como o corpo trans/travesti é exposto e tratado.
Para a artista, a ideia do corpo de uma travesti estar sempre à mão despertou diversas inquietações. “Meu corpo é convite? Convite a quem? Convite a quê? A que preço? É promocional? Corpo em Promoção traz a dubiedade da palavra (promover, ofertar mais barato) e da presença desse corpo nos espaços”, resume.
Reflexões e corporeidade
Foto: Valéria Barcellos/Reprodução
De acordo com o curador da exposição, André Venzon, a Fundação Ecarta será o ponto de partida para uma intervenção urbana da artista que dará continuidade a esta proposta em vários espaços públicos da cidade.
“A mostra reflete o corpo de mulher trans e negra que sente e quer se relacionar com as outras pessoas, ao mesmo tempo compreender como esse corpo é percebido e toca as pessoas”, explica.
Venzon antecipa também que a exposição contará com uma coroa de flores naturais com uma faixa escrita Homenagem da cisgeneridade, sinceros sentimentos às pessoas trans.
“Valéria documentará o processo de decomposição desse arranjo fúnebre juntamente com outras coroas de flores em pontos da cidade, promovendo as reflexões sobre o contato e a visibilidade do corpo na sociedade”, explica. “Ela expõe esse objeto como metáfora do seu corpo em lugares de grande fluxo e estuda como as pessoas se relacionam com esse trabalho”.
Serviço
O quê: Abertura da mostra Corpo em Promoção, de Valéria Barcellos
Abertura: 10 de agosto, 19h
Visitação: Até 28 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 18h
Local: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre/RS
Obs.: A Fundação Ecarta recebe doações de alimentos não perecíveis para o projeto Cozinha Solidária