Foto: Igor Sperotto
A possibilidade de uma pessoa precisar de um órgão é muito maior do que a de doar. Com esta afirmação, a enfermeira Maria Isabel Campos procura aproximar as pessoas da importância da doação de órgãos e tecidos em suas palestras sobre o tema. Especializada em doação e transplantes da Organização de Procura de Órgãos (OPO1), da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, ela é um dos profissionais da Saúde parceiros do projeto Cultura Doadora, da Fundação Ecarta, que atua desde 2012 na conscientização e sensibilização de professores e estudantes para a doação de órgãos e tecidos. “As pessoas têm o direito de querer doar ou não, mas esta decisão deve ser consciente e ter como base informações verdadeiras, não por ignorância ou preconceito”, destaca.
Em setembro, mês em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos, a Ecarta intensificou sua programação para fazer chegar o assunto a mais pessoas. No início de setembro inaugurou a mostra fotográfica Doando Órgãos, Multiplicando Vidas, do Hospital São Lucas da PUCRS, na sala de eventos do Sinpro/RS em Porto Alegre, aberta à visitação pública. No dia 18, a enfermeira Maria Isabel conversou com funcionários e diretores do Sindicato sobre os principais aspectos da doação de órgãos e de transplantes. A atividade contou com a participação e depoimento da professora de pilates Liége Gautério, transplantada de pulmão, que ganhou medalha de ouro nos 100 metros e medalha de prata nos 200 metros nos Jogos Mundiais para Transplantados, realizados na última semana de agosto em Mar del Plata, Argentina.
Foto: Igor Sperotto
A Ecarta também promoveu, no dia 19 de setembro, aula magna do curso de Enfermagem da Universidade Feevale, com a participação do médico intensivista Cristiano Franke, coordenador da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, e da enfermeira Maria Isabel; além de depoimentos de João Francisco Campello, aposentado, transplantado de pulmão; King Jim, músico, transplantado de fígado; e Jimi Joe, jornalista e músico, transplantado de rim. A aula magna contou com a presença de 380 estudantes de Enfermagem.
No dia 30, foi a vez de mais uma aula-show com Los 3 Plantados. Desta vez, para estudantes, funcionários e professores da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, com a participação da médica Clotilde Garcia, nefrologista pediátrica do Hospital Santo Antônio; e o trio Bebeto Alves, King Jim e Jimi Joe.
CONTEÚDO – Além de informações, a Ecarta disponibiliza gratuitamente em seu site (www.ecarta.org.br) subsídios pedagógicos para auxiliar professores – da educação infantil à superior – na abordagem do tema em sala de aula. Instituições de ensino interessadas em trabalhar o assunto podem também entrar em contato pelo fone 51. 4009.2970. A Ecarta conta com uma rede de profissionais da Saúde e pessoas transplantadas que podem realizar palestras em todo o estado; e o show com Los 3 Plantados.
Arte: Bold Comunicação
Arte: Bold Comunicação